O LEGADO DE EDGAR FRANK CODD


IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA.
Edgar Frank Codd foi um renomado cientista da computação que se destacou como o criador do modelo relacional para bancos de dados. Ele nasceu em 23 de agosto de 1923, em Portland, na Inglaterra, e faleceu em 18 de abril de 2003, em Williams Island, nos Estados Unidos.

Codd é considerado uma das figuras mais influentes no campo da gerência de bancos de dados. Em 1970, ele publicou um artigo revolucionário intitulado "Um modelo relacional de dados para grandes bancos de dados compartilhados", no qual introduziu o conceito de banco de dados relacional.

O modelo relacional proposto por Codd se baseia em uma estrutura organizada de tabelas inter-relacionadas, em que os dados são armazenados de forma lógica e consistente. Ele definiu uma série de regras e princípios, conhecidos como as "doze regras de Codd", que estabelecem os fundamentos para a modelagem e a manipulação de dados em bancos de dados relacionais.

A contribuição de Codd revolucionou a indústria de bancos de dados, tornando-se a base para a maioria dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs) utilizados atualmente. Seu trabalho abriu caminho para a eficiência, a escalabilidade e a flexibilidade dos bancos de dados relacionais, permitindo o armazenamento e a recuperação de dados de forma estruturada e coerente.

O legado de Edgar F. Codd na área da ciência da computação é inestimável, e seu modelo relacional é amplamente adotado e ensinado em cursos de bancos de dados em todo o mundo. Sua visão revolucionária impulsionou o avanço dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados e estabeleceu as bases para a manipulação eficiente e confiável dos dados que impulsionam muitas aplicações e sistemas em nossa sociedade atual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINHAS DE RELACIONAMENTO NO DIAGRAMA DER

APLICAÇÕES RICAS DA INTERNET (RICH INTERNET APPLICATIONS - RIA)