LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA (UML - Unified Modeling Language)
A Linguagem de Modelagem Unificada (UML, do inglês Unified Modeling Language) é uma linguagem padrão usada na área de engenharia de software para especificar, visualizar, construir e documentar artefatos de sistemas de software.
A UML fornece um conjunto de diagramas que ajudam a representar diferentes aspectos de um sistema, facilitando a comunicação entre desenvolvedores e outras partes interessadas. Os diagramas UML podem ser divididos em dois grandes grupos:
Diagramas Estruturais: Focam na organização e estrutura do sistema. Exemplos incluem:
- Diagrama de Classes: Mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos.
- Diagrama de Objetos: Representa instâncias de classes e seus relacionamentos em um momento específico.
- Diagrama de Componentes: Representa a organização e a dependência entre componentes de software.
- Diagrama de Pacotes: Mostra a organização de sistemas em pacotes.
Diagramas Comportamentais: Focam no comportamento e na interação entre os componentes do sistema. Exemplos incluem:
- Diagrama de Casos de Uso: Representa as interações entre usuários (atores) e o sistema.
- Diagrama de Sequência: Mostra a interação entre objetos em uma sequência de eventos.
- Diagrama de Atividades: Representa fluxos de trabalho e processos dentro do sistema.
- Diagrama de Estados: Mostra os estados pelos quais um objeto passa e os eventos que causam transições entre estados.
A UML é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de software, pois proporciona uma maneira visual e padronizada de modelar sistemas complexos, ajudando na comunicação e na documentação do processo de desenvolvimento.
Essa poderosa ferramenta foi criada no início da década de 1990 por três importantes figuras na área de engenharia de software: Grady Booch, Ivar Jacobson e James Rumbaugh. Esses três especialistas desenvolveram a UML como uma maneira de unificar e padronizar as diversas metodologias de modelagem que eram usadas na época.
O desenvolvimento da UML foi um esforço colaborativo que começou com a integração das abordagens individuais de cada um dos criadores:
- Grady Booch é conhecido por sua metodologia Booch, que é uma abordagem para a modelagem orientada a objetos.
- Ivar Jacobson trouxe a metodologia de Casos de Uso, que foca em como os usuários interagem com o sistema.
- James Rumbaugh contribuiu com a metodologia OMT (Object Modeling Technique), que também é voltada para a modelagem orientada a objetos.
Essas metodologias foram combinadas e refinadas para criar a UML, que foi inicialmente publicada em 1997 pelo Object Management Group (OMG), uma organização que se dedica a criar e manter padrões de tecnologia. A UML se tornou um padrão amplamente aceito e utilizado para modelagem de sistemas de software em todo o mundo.
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